Informativo da Prátika Ltda. SETEMBRO E OUTUBRO/2018Ano VIINúmero 05

Em Foco

Profissionais Refugiados

Como consequência de graves conflitos militares, milhares de pessoas têm fugido de seus países em busca de um lugar seguro para viver.

Além de todas as barreiras culturais a serem enfrentadas, essas pessoas precisam lidar com a xenofobia, o preconceito religioso e racial, além de, muitas vezes, encontrarem as portas fechadas no mercado de trabalho.

Para muitas empresas, é obscuro o tema contratação de profissionais refugiados. Além do fato de que nem todos dominam o português, muitos dos refugiados não conhecem as leis trabalhistas do Brasil, por isso, é importante saber e entender que eles poderão fazer muitos questionamentos durante a entrevista de emprego.

Outro ponto de atenção deve ser a cultura dessas pessoas, é necessário entender e respeitar os traços culturais que elas carregam. As vestimentas e comportamento, por exemplo, podem ser completamente diferentes dos nossos.

É preciso ter em mente que o candidato, é um profissional como qualquer outro, a empresa não está lhe fazendo um favor, ela está contratando um profissional. Eles têm qualificações como quaisquer outros, eram produtivos em seus países e têm potencial para contribuir no crescimento do nosso país. Além disso, há toda a troca cultural entre os colaboradores, o que torna o ambiente mais rico.

A Prátika há anos contribui com a inclusão de refugiados no mercado de trabalho. Para a organização é importante apoiar uma causa social tão relevante para o mundo. O drama vivido por essas pessoas e suas famílias vai muito além de um desastre humanitário para o qual não devemos virar as costas.

Para que o refugiado possa reconstruir sua vida no Brasil, é importante ter oportunidade de emprego. Temos orgulho de ter em nosso quadro de funcionários, 14 colaboradores estrangeiros que estão lutando para superar as tristes histórias vivenciadas em seus países de origem. Entre eles estão 12 haitianos (homens e mulheres), 1 libanesa e 1 paraguaia, sendo que a contratada mais antiga já tem mais de 5 anos trabalhando conosco na filial de São José do Rio Preto.

Desejamos a todos estes colaboradores, que as feridas possam ser cicatrizadas e que as lágrimas possam ceder lugar a sorrisos. Que possamos viver sem precisar fugir.

Fonte: https://www.catho.com.br/empresa-em-foco/contratacaode-refugiados-como-funciona/

Matéria: Eliane Carvalho (Recursos Humanos) por sugestão de Maristela Mello (secretária da Direção) e Saulo Silveira (Depto. de Contratos)

Fala Gestor

Como a Atividade Física te Ajuda a Melhorar a Produtividade

Você sabia que as atividades físicas ajudam a melhorar sua produtividade no trabalho? É fato confirmado e todos saem ganhando.

Isso acontece, pois, ao abandonar a vida sedentária, o indivíduo fica mais disposto e goza de mais saúde.

Benefícios para o profissional:

Já pensou acordar mais disposto, sentir menos dores e poder trabalhar com mais prazer? Essas são alguns das vantagens dos profissionais que inserem atividades físicas no dia a dia.

Alguns dos benefícios são:

- Mais concentração: Os esportistas são focados e esforçados. Ao adotar uma rotina de exercícios físicos, a concentração no trabalho poderá se intensificar. Estudos comprovam que a liberação de endorfina durante a prá- tica esportiva favorece as conexões entre os neurônios. São eles que vão facilitar o raciocínio, lógica e concentração durante o expediente.

- Melhora a autoestima: Quando conseguimos romper nossos próprios limites, sentimos uma satisfação enorme. Por conseguinte, nos sentimos mais confiantes e aptos a novos desafios. Com esse sentimento, o profissional estará a um passo de melhorar a produtividade na empresa.

- Menos pressão: Não é fácil gerenciar equipes, mostrar resultados e ainda controlar o estresse. Quando as atividades físicas fazem parte da programação, o corpo consegue administrar melhor os conflitos externos e a cabeça acaba administrando melhor a pressão.

Benefícios para a empresa:

A empresa também sai ganhando quando o profissional decide ter uma vida mais saudável. Veja por que: - Redução de faltas: Um profissional saudável falta menos e não deixa as equipes desfalcadas.

Aconteceu

SMARAPD na Copa SESC de Futsal

Cliente da Prátika desde 12/2005, a SMARAPD esteve presente na COPA SESC em várias modalidades, entre elas o FUTSAL. O evento, que aconteceu entre os dias 20/09 e 27/11, em Ribeirão Preto, existe desde 1949, e integra empresas e comerciários através do esporte. A programação também inclui palestras, exposições, festivais e aulas abertas com os grandes atletas brasileiros.

Parabenizamos os colaboradores que integraram as equipes masculina e feminina da SMARAPD, pela garra e determinação, provando que seu compromisso vai muito além de vestir a camisa, eles também calçam as chuteiras em nome da empresa!

- Mais motivação: Manter uma equipe engajada e motivada é uma das missões mais difíceis das empresas. E mesmo que a prática esportiva não tenha relação direta com a atividade profissional, o colaborador se sente mais feliz e instigado no trabalho.

FONTE:

https://www.penatrilha.com.br/blog/como-a-atividade-fisica-te-ajuda-a-melhorar-a-produtividade/

Diego Bazzo é gestor do Departamento de Suprimentos na matriz.

Melhoria Contínua

Benefícios da Boa Postura

Pessoas com boa postura, passam a imagem de poder, pois a sua confian- ça e segurança refletem diretamente no comportamento e atitudes.

Além da aparência, manter a postura ereta auxilia na abertura das vias aéreas, garantindo uma respiração adequada. Com a respiração fluindo melhor, o corpo consegue produzir maior oxigenação no cérebro e aumenta a capacidade de pensamento, ideias e concentração.

A postura correta também é fundamental para eliminar dores nas costas e no pescoço, uma vez que a circulação sanguínea passa a ser completa e os músculos perdem a tensão que causam os incômodos.

Recursos Humanos

Você me Conhece?

Falar da homenageada do mês é uma missão fácil e prazerosa. É ela quem cuida da limpeza e conservação da área de treinamentos e do depósito de suprimentos da matriz da empresa.

Cidinha é puro carinho, dedicação, afeto e boa vontade. Responsável, não se atrasa e quando precisa se ausentar, ainda que seja para ir ao médico, fica toda preocupada. Vai e volta o mais rápido possível, quer deixar tudo limpinho e organizado. Não diz “não posso” para nada em relação ao trabalho, está sempre disposta a ajudar em tudo.

Para ela, trabalhar na Prátika é motivo de grande satisfação. Cidinha relata que trabalhava em uma concorrente, mas nutria uma vontade enorme de fazer parte da nossa equipe. Um dia resolveu trazer seu currículo na empresa e, no mesmo dia, passou por entrevista e foi contratada. “A felicidade foi grande” – lembra.

É pessoa simples, um ser humano doce, que faz de tudo para agradar as pessoas ao seu redor.

Vinda do interior do Paraná aos 25 anos de idade, era uma bonita jovem de cabelos compridos e que deixou o coração de muitos jovens partidos. Cidinha não quis se casar. Teve vários namorados, mas desistiu de todos e diz isso aos risos, lembrando de alguns que iam correndo implorar para a irmã interceder.

É amorosa com todos - funcionários da empresa, amigos e com a família, que tem como bem maior. É na área de lazer do irmão que gosta de se reunir com a família nos fins de semana para conversar e aproveitar a piscina em dias de sol.

Se considera boba, é o pensamento que a invade por vezes, por não conseguir responder às pessoas mesmo quando se sente ofendida. E ela é assim mesmo: raramente demonstra algum descontentamento, está sempre com um sorriso nos lábios e coração aberto.

Cidinha, fica difícil saber o que desejar para alguém tão especial como você. Colegas de trabalho e amigos que lhe querem bem tens aos montes, saúde (e que Deus conserve!), família linda, muita competência no que faz. Só podemos desejar que se realizem todos os sonhos do seu coração, aqueles que somente você e Deus sabem!

Matéria: Eliane Carvalho (Recursos Humanos)

Administrativo

“Quando você diz que não tem tempo para algo é porque aquilo não é prioridade.”

Mário Sérgio Cortella.

Defina bem suas prioridades e sempre haverá tempo pra fazer o que é necessário! Prepare-se para um 2019 de sucesso! Só depende de você!

MARIA APARECIDA SOUZA MUNHOZ

Apelido: Cidinha

Idade: 59 anos.

Função: Auxiliar de limpeza.

Trabalha na empresa desde: 02/2014.

Unidade: Ribeirão Preto. Local de trabalho: Espaço Odara / Dpto de Suprimentos da Prátika.

Cor favorita: Vermelho.

Lazer: Piscina.

Defeito: Querer que as pessoas que me substituem ou me ajudam façam o trabalho exatamente como eu faço.

Qualidade: Responsável.

Família: É meu amor maior (diz com lágrimas nos olhos).

Futuro: Ter possibilidade de viajar mais.

Comida: Lasanha.

Bebida: Vinho.

Música: Sertaneja.

Viagem: Praia em Ilha Bela.

Uma recordação: os bailes que frequentava quando mais moça.

Sonho: Viajar de avião.

O que mais me irrita: Brigas e discussões.

O time do coração: São Paulo.

Um filme: Não tenho o hábito de assistir.  

Citação favorita: “Jesus te abençoe” (gosto de falar e de ouvir).

Uma necessidade: Meus brincos – não fico sem.

Um vício: Não tenho vícios.

Um pecado: Tenho pecados, admito, mas não sei citar um que seja mais evidente.

Maior loucura: Ter desistido de todos meus ex- namorados (e não me arrependo disso!) – muitos risos!!!

Boas Notícias

Clientes Conquistados

Ribeirão Preto

> Unimais Bandeirante

> Agrosystem Ind. Com. Imp. e Exp.

> Cond. Resid. Palos Verdes

> Entrevias Concessionária de Rodovias: Anel Viario Sul Km321 SAU 12

> Acedata Software São Joaquim da Barra

> Nestlé Brasil - Araraquara

> TMF Brasil Serv. Adm. e Proc. de Dados

> Cond. Edif. Botânico Residencial Club

> AMNA Consultas Médicas

Campinas                                           

> Redetrel - Rede Transações Eletrônicas

> Banco Mercantil do Brasil (Ag. 0266) Bragança Paulista

> Seara Alimentos

> Transportadora Capivari

Presidente Prudente                         

> Eros Auto Falantes

> Credivale - Regente Feijó

Agradecemos nossos colaboradores por cada uma destas conquistas.

Boas Vindas

SAC Ribeirão (Admissão)  

Meire Luci Barbosa - Supervisora Operacional I

Iran de Souza Castro - Supervisor Operacional I

SAC Campinas (Admissão)

Viviane da Silva Batista - Auxiliar Administrativo

 

Operacional 

Fique Atento

A má postura pode oferecer danos e complicações severas na saúde, como o aumento na hérnia de disco, dores nas costas, má circulação sanguínea, entre outros. Além disso, ao longo dos anos de postura incor- reta, é possível que a pessoa obtenha um “desleixo” permanente, impossibi- litando o conserto da coluna.

Ver TV ou ler deitado, sentar curvado e dormir de barriga para baixo são hábitos que prejudicam a coluna. Evitá-los ajuda a obter a postura adequada.

 

“Para se ter sucesso é necessário amar de verdade o que se faz!”- Deixamos esta frase de Steve Jobs para que todos façam suas reflexões de final de ano, deixando para 2019 apenas aquilo que realmente faz com amor!

 

ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO  

Unidade - Ribeirão  Preto

06 - Flávia M. K. B. M. de Mello

07 - Diego de Oliveira Bazzo

21 - Ana Carolina Terra Brandão

29 - Rita de Cássia Bertini

Unidade - Campinas

06 - Érico Luis B. de Almeida

Unidade - São Paulo

14 - Elisabeth Diniz Martins  

ANIVERSARIANTES DE JANEIRO  

Unidade - Ribeirão Preto

03 - Claudemir Barboza

04 - Leandro M. D. de Oliveira

11- Maristela S. D. B. de Mello

22 - Rafael de Oliveira Bazzo

Unidade - Campinas

14 - Marco Antônio de O. Rocha

24 - Flávio de Assis  Correia

30 - José Emerson Barbieri

Unidade - Belo Horizonte

31- Nilza Alves de Souza

Parabéns aos aniversariantes!