Informativo da Prátika Ltda. JULHO E AGOSTO/2018Ano VIINúmero 04

Administrativo

Aprenda a Delegar Tarefas

Se você é um líder de equipe, a delegação será uma chave importante para maximizar sua produtividade e manter-se saudável durante prazos apertados ou grandes cargas de trabalho. Muitos líderes não sabem como delegar efetivamente, ou não estão dispostos a fazê-lo.

O que é delegar tarefas? Delegar não significa simplesmente entregar uma tarefa para qualquer um realizar e sim entregar uma tarefa a um profissional que será completamente capaz de executá-la com o mínimo de dificuldade possível. Delegar, em outras palavras, significa distribuir as tarefas entre os profissionais que serão capazes de executá-las em tempo hábil e com a melhor qualidade possível nos resultados.

Aprenda como delegar tarefas: O maior problema que os novos chefes e líderes enfrentam é a incapacidade de deixar seu próprio trabalho. Às vezes, eles se sentem tão dedicados a realizar seus próprios trabalhos que se recusam a deixá-los para outras pessoas. Outras vezes, eles temem que ninguém mais tenha as habilidades necessárias para executar o trabalho. É preciso aprender a deixar as coisas saírem de suas mãos. Comece delegando apenas as tarefas menores. Saiba que, eventualmente, você terá que deixar seu trabalho para outros se você quiser que sua equipe seja bem-sucedida.

Estabeleça um sistema de prioridades para delegar as tarefas com sucesso: Crie pelo menos quatro categorias de prioridades, de acordo com o grau de esforço que uma tarefa requer e o grau de habilidade. A categoria mais qualificada deve conter tarefas que você mantém para si mesmo, enquanto as categorias menos qualificadas podem ser atribuídasa outras pessoas. Por exemplo dar a outra pessoa a responsabilidade por uma tarefa de alto esforço e de baixa habilidade irá poupar muito tempo.

Trabalhe com os pontos fortes de seus colaboradores na hora de delegar tarefas: Como líder você deve conhecer os pontos fortes e fracos de cada indivíduo, incluindo suas habilidades atuais e potenciais. Ao delegar, atribua tarefas para quem tem o maior número de habilidades relevantes para essa tarefa.

Não tenha medo de ensinar novas habilidade ao delegar tarefas: Não ter alguém em sua equipe com a capacidade

de executar uma determinada tarefa, não significa que o trabalho não possa ser delegado. Não tenha medo de ensinar. Embora para a atribuição das primeiras tarefas você possa levar mais tempo do que poupar (uma vez que você precisará treinar um funcionário), considere isso um investimento, pois você estará abrindo a porta para atribuir todas as tarefas similares a esse indivíduo no futuro, economizando mais tempo do que você gastou no ensino.

Confie, mas acompanhe o trabalho que foi delegado: Uma vez que uma tarefa é delegada, confie em seu companheiro de equipe para executá-la em seus próprios termos. No entanto, ocasionalmente, você poderá intervir e verificar se a tarefa está se movendo conforme planejado. Por exemplo, se você delegou uma tarefa há uma semana atrás e que deve ser entregue no dia seguinte, confie em que o seu funcionário esteja em dia, mas envie um e-mail de verificação para garantir que a pessoa não tenha tido qualquer problema. Isso incentiva mais confiança e respeito dentro de sua equipe e ajuda a evitar quebras na comunicação ou na compreensão.

Use os laços de feedback para melhorar a delegação: Se seus colaboradores fizeram um bom trabalho com uma tarefa que você atribuiu, informe-os, agradecendo publicamente e oferecendo elogios genuínos. Se eles não foram bem, não tenha medo de lhes dar uma crítica construtiva.

Enfim, perceba que o processo nunca será perfeito, masaprenda com suas experiências e faça ajustes contínuospara melhorias.

 

Fonte: https://www.pontorh.com.br/que-delegar-tarefas-comofazer/

Matéria enviada por Eliane Carvalho - Recursos Humanos Enfim, perceba que o processo nunca será perfeito, mas aprenda com suas experiências e faça ajustes contínuo

Fala Gestor

Como Vencer o Desânimo e se Motivar

Sabe aqueles momentos em que você se sente sem energia para seguir em frente, mas não sabe o motivo? Não se engane: sua mente está te traindo! Para evitar se sentir assim, você precisa aprender como vencer o desânimo. É preciso dominar as “histórias” que o subconsciente conta para você. Isso parece complicado, mas é possível. Basta mudar o foco dos pensamentos.

O sucesso e a felicidade estão relacionados à habilidade de dominar a mente e direcioná-la para os pensamentos corretos. Pessoas realizadas e bemsucedidas atingem seus objetivos porque conseguem impedir a falta de energia desviando o foco e se concentrando no que realmente importa. Aprenda como vencer o desânimo e buscar o que você deseja!

1- Seja grato pelo que tem:

As pessoas que se deprimem e perdem a motivação costumam apresentar um padrão mental. Elas pensam apenas no que não possuem e gastam tempo com coisas negativas. O correto é se concentrar no que já foi conquistado. Observe sua vida hoje e agradeça por tudo que obteve até aqui, inclusive pelas pequenas coisas. Não seja ingrato: pense em todos os aspectos da sua vida. As pessoas com quem você se relaciona, os avanços na carreira, a saúde, o conforto da sua casa. Olhe ao redor e agradeça pelas pessoas que te rodeiam, as situações que vive, as oportunidades que surgiram ao longo do caminho.

2- Para vencer o desânimo viva o agora:

Prender-se ao passado e se preocupar demais com o futuro também são fatores relacionados ao desânimo. O primeiro comportamento causa sofrimento, enquanto o segundo gera muita ansiedade. Aprender a lidar de modo saudável com o que já passou e com o que está por vir é fundamental para ter uma vida mais ativa. Foque no presente e viva o agora. Ajuste a mente para se desprender de situa- ções antigas e esteja aberto para receber o novo. Aproveitar o melhor das oportunidades que aparecem hoje vai ajudar a construir um futuro mais próspero e tranquilo.

3- Concentre-se no que pode fazer:

Outro grande movimento necessário é se concentrar somente naquilo que depende de você. Se há tarefas que precisam da ajuda de outras pessoas para serem solucionadas, elas não podem ser o seu foco. Da mesma forma, você não deve se concentrar nos problemas. Foque, sempre, no que é preciso fazer para resolvê-los.

Seja grato pelo que você já tem, viva o hoje e foque no que depende de você. Você verá como vencer o desânimo pode ser mais simples do que parece para a conquista da vida épica que você busca.  

Maria Estela M. Maia é Supervisora responsável pela filial de São José do Rio Preto.  

Fonte: https://wendellcarvalho.com.br /como-vencer-o-desanimo/

Melhoria Contínua

Treinamento Porto Seguro

Realizamos, no dia 21 de agosto de 2018, um treinamento pra lá de especial na sede da Porto Seguro em Belo Horizonte. As colaboradoras da Prátika das unidades da Porto Seguro Consórcio, Porto Seguro Car e Porto Seguro Nossa Senhora do Carmo participaram de um bate papo muito proveitoso.

Com uma turma participativa e envolvida, a equipe da Prátika composta por Poliana Teixeira, Nilza Alves e o supervisor de operações Joceli Alves, conduziu este treinamento proporcionando momentos de muita informa- ção, esclarecimentos de dúvidas, dinâmicas interativas e, claro, não faltou aquele lanchinho gostoso.

Num ambiente agradável e com importante aplicação dos participantes, contamos com a presença de Daniela Borges, gestora do contrato, que enfatizou a relevância deste encontro e ressaltou a disponibilidade da Porto para o crescimento e bem-estar desta relação.

Matéria enviada por Wagner Magalhães – gestor da filial de Belo Horizonte

Recursos Humanos

Você me Conhece?

A colaboradora homenageada do mês, é uma pessoa que está sempre disposta a colaborar - é assídua, dedicada,com comportamento exemplar. Gosta de agradar a todos e é muito sensível e amorosa.

“Escolhi trabalhar na Prátika porque é uma empresa séria”– diz ela. Atualmente prestando serviços na Rede Sol,Silvana ingressou na empresa prestando serviços nas Lojas Riachuelo, onde permaneceu por, aproximadamente, quatro anos. Seu supervisor, Elias Camargo,elogia: “É muito aplicada no trabalho. É caprichosa e, além de tudo, é muito companheira e amiga de todos”.

Ela, nossa doce Sil, é uma eterna criança – que adora brincar na chuva e é fã dos Trapalhões – e tem sua família como bem maior, Ah, ela é extremamente vaidosa, e não descuida da aparência. Está sempre com uma maquiagem discreta e os cabelos bem cuidados.

Sil, que você mantenha sempre esse sorriso estampado no rosto. Que sua vida, seja construída com muitas alegrias e que você seja sempre essa pessoa linda e amável que é. A Prátika orgulha-se em ter você como parte da nossa família! Parabéns pelo trabalho realizado com amor e dedicação!

Matéria enviada por Eliane Carvalho - Recursos Humanos.

SILVANA MÁRCIA DE ANDRADE

Apelido: Sil.

Função: Auxiliar de limpeza.

Trabalha na empresa desde: 07/2014.

Cor favorita: Preto.

Idade: 58 anos.

Lazer: Cinema.

Unidade: Ribeirão Preto / Local de trabalho: Rede Sol.

Defeito: Sensível.

Qualidade: Altruísta.

Bebida: Vinho.

Comida: Lasanha.

Viagem: Campo Grande/MS.

Sonho: Ver meus netos formando-se na faculdade.

O time do coração: Corinthians.

Música: Se eu não te amasse tanto assim - Ivete Sangalo. 

Uma recordação: Nascimento das minhas filhas.

Futuro: Mais amor.

O que mais te irrita: Falsidade.

Um filme: Os trapalhões.

Citação favorita: “Não machuque para não ser machucado”

Uma necessidade: Minha família.

Maior loucura: Namorar escondido.

Um pecado: Vaidade.

Um vício: Doces.

Desejo: Ter meu próprio apartamento. 

Operacional

Infração de Uso de Celular no Volante

Você sabe quantos pontos na CNH um motorista pode receber por falar ao celular? Essa é uma conduta considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Dirigir é uma tarefa que exige 100% da concentração do condutor. Ele tem que manejar o volante, cambio, acelerador, a embreagem e o freio. Deve prestar atenção na sinalização e calcular as ações certas para fazer o veículo se mover da maneira que se espera. Por tudo isso o motorista deve manter sua concentração, exclusivamente, na direção, se desviar a atenção com o uso do celular, sua segurança e dos demais motoristas ficará comprometida.

A infração de uso do celular enquanto dirige, como já dissemos, é gravíssima e o condutor recebe 07 pontos na CNH, sendo o valor da multa de R$ 293,47. Acreditamos que esse valor pesa no bolso do condutor, não é? Além disso, você está disposto a comprometer sua segurança e a de terceiros? Mesmo que o trânsito esteja tranquilo, nunca se sabe quando poderá surgir algum obstáculo na sua frente. Então, pense na sua segurança e dos demais usuários do trânsito, não usando o celular ao dirigir!

Matéria enviada por Maristela Mello – Secretária da Direção e responsável pelo direcionamento das multas de trânsito na empresa.

Fonte: doutormultas.com.br/quantidadedepontosnacnh

Boas Notícias

Clientes Conquistados

Ribeirão Preto

> Shoulder Ind. Com. Confecções Shopping Iguatemi

> Quarto Serviço Notorial de Ribeirão Preto

> APAE Ribeirão Preto

Campinas

> Banco Mercantil do Brasil Bragança Paulista

> Best Center –Atibaia

> Shoulder Ind. Com. Confecções São Roque

Presidente Prudente

> Sicoob Credivale

> Entrevias Concessionária de Rodovias:

Rod. Miguel Jubran, SP333 Florínea (Pça Pedágio Interna e Externa)

Rod. Miguel Jubran, SP333Florínea (SAU 1)

Rod. Miguel Jubran, SP333Assis (SAU 2)

Rod. Rachide Raies, SP333 – Marília (Pça Pedágio Interna e Externa)

Rod. Rachide Raies, SP333Echaporâ (SAU 3)

Rod. Rachide Raies, SP333 – Marília (SAU 4)

Rod. Dona Leonor Mendes de Barros, SP333 - Marília (SAU 5)

São José do Rio Preto

> Rodonaves Caminhões Com. e Serv.

> Garetti Construtora

Bauru

> Entrevias Concessionárias de Rodovias:

Rod. Dona Leonor Mendes de Barros, SP333 - Guarantã (SAU 6)

Rod. Dona Leonor Mendes de Barros, SP333 - Cafelândia (SAU 7)

Rod. Dr. Mário Gentil, SP333 Novo Horizonte (SAU 8)

Belo Horizonte

> Porto Seguros Cia de Seguros Gerais - Divinópolis/MG

> Banco Mercantil do Brasil -Ag. Pe. Pedro Pinto

> Banco Mercantil do Brasil -Ag. Pe. Pedro Pinto (PA)

 

Agradecemos nossos colaboradores por cada uma destas conquistas.

 

Contamos com vocês

Evoluir e desenvolver: dois processosque sempre fizeram parte das políticasda Prátika. Com o Prátika News nãopoderia ser diferente. E, para isto, precisamos de vocês! Que tipo de matériavocê gostaria de ler? Quais os assuntos de seu intere-se? O que mais gostano Prátika News? Envie sua sugestãopara: rh.eliane@pratika.com.br

Aniversariantes de Outubro

Unidade - Ribeirão Preto

09 - Meire Luci Barbosa

15 - Jair Ferreira da Silva

Unidade – Belo Horizonte

11 - Wilson dos Santo

26 - Edvania C. R. N. da Cruz

Unidade – São Paulo

07 - João Alberto Boconcello

Aniversariantes de Novembro

Unidade - Ribeirão Preto

26- Eliane Regina de Carvalho

30 - FábiaAngelo Cavalcante

Unidade – Campinas

06- Vanessa de C. G. Romano

Unidade – São Paulo

14 - Alberto Medrado

Parabéns aos aniversariantes!

Boas Vindas

Matriz (Admissão)

Leandro Mauricio Diniz de Oliveira - Auxiliar Financeiro