Informativo da Prátika Ltda. Maio e Junho/2018Ano VIINúmero 03

Operacional

Como tornar o tempo ocioso mais produtivo?

Em primeiro lugar precisamos definir o que é “ocioso”. O termo ocioso significa em estado de ócio. Designado à uma pessoa, remete a um indivíduo que não tem nenhuma ocupação ou não está fazendo nada produtivo no momento, não está trabalhando, nem realizando atividades que agreguem valor. Sobre o tempo, dizemos que é ocioso quando passamos fazendo algo diferente do que deveríamos fazer, quando sabemos que devemos fazer algo, mas procrastinamos fazendo outra coisa ou nos distraindo.Para lidar com esse tipo de ócio e minimizar o tempo de inatividade, é possível:

Planejar o que deseja fazer todos os dias: Tenha algumas rotinas que cubram a maior parte das suas atividades diárias. Planejar outras tarefas também pode ser uma boa maneira de manter todas as demandas organizadas. Liste as tarefas que deverão ser realizadas, distribuindo-as conforme as prioridades.

Observar a ociosidade: Tendo um planejamento diário fica mais fácil fazer isso. No decorrer do dia pergunte-se:“estou ocioso agora?”. A simples ideia da ociosidade é estar fazendo algo que esteja fora do plano, como: navegações aleatórias na Internet, conversas desnecessárias,assistir TV e vídeos quando deveria estar focado em outras tarefas. As exceções são coisas inesperadas, que tenham maior prioridade.

Aproveitar o tempo ocioso no local de trabalho: Caso já tenha finalizado suas tarefas, realize algumas ações necessárias que não estejam planejadas, tais como:backups, organização de arquivos, busca de conhecimento em sua área, avaliação da sua produtividade para verificar os pontos em que pode melhorar.

Muitas vezes não fazemos o que deveríamos com o nosso tempo ocioso. Geralmente damos a mesma desculpa: estamos ocupados. Parece simples, mas nem sempre percebemos quando estamos ociosos, e às vezes somos preguiçosos para voltar a fazer o que deveríamos. E é aíque entra a questão: será que estamos realmente ocupados com as coisas que trazem melhorias em nossas vidas ou estamos desperdiçando o tempo que temos? E aí?Como você aproveita o seu tempo?

Sugestão de matéria: Eliane Carvalho - RH

Aconteceu

DEALER OF THE YEAR 2017

A Euro Motors, cliente da Prátika em SJRP, foi eleita a melhor concessionária Jaguar Land Rover do Brasil em 2017. Na busca incansável pela melhoria na qualidade do seu atendimento, a Euro Motors treina e capacita sua equipe constantemente, para que possa oferecer, de forma personalizada, os melhores serviços aos seus clientes.

Presentes e próximos dos seus colaboradores, os diretores da Euro Motors dedicam a conquista do prêmio Dealer of The Year 2017 ao comprometimento, respeito e trabalho de sua equipe, bem como das empresas parceiras que, indiretamente, contribuíram para a excelência do serviço prestado aos seus clientes.

São anos de parceria, “a Prátika também faz parte dessa nossa conquista, ela é a responsável pela limpeza e organização de nossas lojas e mantém os show rooms sempre em ordem para melhor atendermos nossos clientes. Essas questões são fundamentais para a satisfação, conforto e bem-estar de todos”, afirma o departamento de marketing da Euro Motors.

Matéria enviada por Eliane Carvalho - RH

Fala Gestor

Trabalhar e alcançar o sucesso para sermos felizes... Mas poderia ser ao contrário?

Acreditamos que quando conseguirmos aquela promoção seremos felizes, quando terminarmos a prestação do carro ou da casa seremos felizes, quando emagrecermos seremos felizes. Quando alcançamos nossos objetivos ficamos realmente, brevemente, felizes, porém, logo mudamos o foco para um novo objetivo, estando sempre “atrás” da felicidade. Acreditamos que o sucesso traz a felicidade, quando na realidade a felicidade traz o sucesso, é o que Shawn Achor, autor do livro “O jeito Harvard de ser feliz” e um dos mais destacados especialistas em potencial humano nos mostra através de pesquisas nos campos da psicologia e da neurociência.

Segundo as pesquisas realizadas, só podemos prever 25% do sucesso de um funcionário pela sua inteligência e habilidades, os outros 75% são previstos por três categorias: Otimismo: crença que o seu comportamento é importante frente aos desafios.

Conexão Social: quão profundos e amplos são seus relacionamentos sociais. Maneira como lida com o estresse.

Vejamos as quatro principais lições do livro para sermos felizes e otimistas:

1. Efeito tetris: um estudo mostrou que várias pessoas que jogaram tetris (jogo eletrônico de quebra-cabeça) algumas horas por dia durante três dias, passaram a enxergar o mundo com padrões de encaixe e organização. Isso mostra que nosso cérebro pode ser treinado para enxergar o mundo com um certo padrão, negativo ou positivo, então podemos criar hábitos positivos. Hábitos como gratidão – todos os dias lembre-se de três coisas que você é grato e mande uma mensagem de agradecimento para alguém, esses métodos são utilizados por empresas como Facebook e Microsoft, pratique também meditação e exercícios físicos.

2. Veja problemas como desafios e não ameaças: após cada falha ou crise, três coisas podem acontecer: nada muda, ou você fica preso num espiral negativo onde mais coisas ruins acontecem, ou você volta mais forte, o que sempre é a melhor opção. Sempre que algo ruim acontece, seu cérebro cria cenários alternativos e imaginários, nesse momento escolha o cenário que te faça trabalhar mais ao invés do que te faria desistir

3. Mantenha os amigos e não pare de socializar: os estudos mostraram que as pessoas que utilizam todo seu tempo para melhorar seu desempenho profissional ou educacional, tendem a entrar em colapso nervoso, o melhor jeito de sobreviver ao estresse e a sobrecarga de trabalho é aumentar o investimento nas conexões sociais, quanto mais trabalho, mais precisamos de amigos.

Melhoria Contínua

Programa de Capacitação

Para a Prátika, treinar seus colaboradores faz parte de um processo de aprendizagem que leva ao aperfeiçoamento de seu capital humano, bem como da organização.

O mês de maio na Prátika teve como foco a capacitação e o aperfeiçoamento dos colaboradores.

Foram muitos treinamentos e conscientizações: formação de auditores internos ISO 9001:2015, NR-12, NR- 35, designado CIPA, recrutamento e seleção, gestão de processos LEAN, reciclagem dos colaboradores de administração de pessoas, conscientização de descrição de cargos.

A Prátika tem muito orgulho por acreditar e desenvolver seus colaboradores.

4. Utilize a regra dos vinte segundos: se for possível tornar o hábito saudável até 20 segundos mais fácil de começar eliminando todas as barreiras possíveis antes de iniciar a atividade, aumentará potencialmente a probabilidade de realizar tal tarefa. Coloque ainda, barreiras nas atividades que te impulsionam a hábitos ruins.

Em resumo, devemos treinar nosso cérebro a ser otimista, ter gratidão sempre, nunca desistir diante aos obstáculos, fortalecer nossas conexões sociais, usar a regra dos vinte segundos para criar hábitos saudáveis e lembrar sempre que a felicidade vem antes do sucesso.

Resenha do livro – “O jeito Harvard de ser feliz

(Alexandre Evaristo do Carmo – Gestor Operacional da filial de Ribeirão Preto)

Recursos Humanos

Você me Conhece?

Ela já fez bodas de prata trabalhando conosco, são 25 anos no grupo Prátika. Profissional competente, responsável, dedicada, discreta. São tantos adjetivos, que lhe renderam o cargo de líder de limpeza em 2011 e encarregada em 2014.

Nem tudo na vida da Nete foram flores. Deixou a casa dos pais, em uma cidade no interior do Ceará, e veio trabalhar na casa de uma família na capital de SP em 1989. Nesta casa, cuidava das tarefas domésticas e das crianças da família. Em 1991, esta família mudou-se para Uberlândia, em Minas Gerais, levando-a consigo e, no mesmo ano, instalaram-se em Ribeirão Preto. Ainda em 1991, conheceu Reginaldo, com quem casou-se no ano seguinte. Em 1993 foi convidada a trabalhar no grupo da Prátika. Na época, sua sogra, Dona Benedita (que se aposentou após 11 anos de trabalho dedicados ao grupo Prátika), trabalhava na empresa e apresentou-a ao seu supervisor. Em 1994 nasceu seu filho, Lucas. Família constituída e uma melhor oportunidade de trabalho, fizeram com que ela fincasse de vez suas raízes em Ribeirão. Dava-se início assim, a jornada que trouxe Nete até aqui.

Hoje, ela é avó do pequeno Elias, que tem 1 ano e 3 meses, por quem seu coração se derrete feito manteiga. Ela é independente, não gosta de fofocas e prefere tudo muito bem esclarecido. É comprometida e focada no trabalho, levando-o com muita seriedade, porém sempre com um sorriso no rosto. Acostumada a liderar equipes, é pessoa em quem a empresa confia seus funcionários no cliente. Atualmente ela cobre o afastamento de uma funcionária na sede administrativa da Prátika.

Nete, desejamos que você ainda tenha muitas surpresas boas em sua vida e que tenha saúde para aproveitar cada uma delas! Seu empenho e dedicação ao longo desses anos foi fundamental para o nosso sucesso! A Prátika agradece os 25 anos como nossa funcionária!

Matéria enviada por Eliane Carvalho - Recursos Humanos.  

MARIA IVANETE GOMES

Apelido: Nete.

Idade: 48 anos.

Função: Encarregada de limpeza.

Trabalha no grupo da empresa desde: 01/1993.

Unidade: Ribeirão Preto - Local: Atualmente na sede administrativa da Prátika.

Cores favoritas: Preto e rosa.

Lazer: Gosto de ler livros de romance.

Defeito: Me preocupo demais com os outros.

Qualidade: Gosto de ajudar as pessoas.

Futuro: Ver meu neto crescer com saúde e um Brasil com mais igualdade para todos.

Comida: Lasanha

Bebida: Cerveja, bem geladinha.

Música:Amor sem limite - Roberto Carlos.

Viagem: Ceará na companhia do meu filho, Lucas.

Uma recordação: Andar de bicicleta na praça com minhas amigas na época de adolescente, no Ceará.

Sonho: Ter minha família unida.

O que mais me irrita: Quando falam coisas que não falei.

O time do coração: São Paulo.

Um filme: Titanic.

Citação favorita: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”.

Uma necessidade: Doceeee (amo!).

Um vício: Assistir TV

Um pecado: Gostar demais de doce – não vivo sem!

Desejo: Ver meu filho bem encaminhado na vida.

Maior loucura: Vir morar em São Paulo com uma família que eu nem conhecia.

Boas Notícias

Clientes Conquistados

Ribeirão Preto

> MG VidrosAutomotivos Uberlandia/MG

> Entrevias Concessionárias de Rodovias:

Rod.Atílio Balbo, SP322 Sertãozinho (Pça Pedágio Interna e Externa, SAU 11, PMRV)

Rod.Armando Salles Oliveira, SP 322 - Pitangueiras (Pça Pedágio Interna e Externa, SAU 9, SAU 10, Balança)

Rod.Anhanguera, SP330 - Sales Oliveira (Pça Pedágio Interna e Externa, SAU 14)

Rod.Anhanguera, SP330 Ituverava (Pça Pedágio Interna e Externa)

Rod.Anhanguera, SP330 - Ribeirão Preto (SAU 13)

Rod.Anhanguera, SP330 - Orlândia (SAU 15)

Rod.Anhanguera, SP330 - Ituverava (SAU 16)

Rod.Armando Salles Oliveira, SP 322 - Igarapava - (SAU 17 Rod.Anhanguera, SP330 – Rod.Anhanguera, SP330 - Orlândia (Pistas norte sul - Balança, PMRV) Rod. Candido Portinari, SP334 - Pedregulho (PMRV)

> Netafim Brasil Sistemas e Equip. de Irrigação

> Fedex Brasil Logística e Transporte

>Alpínia Veículos e Peças

Campinas

> Shopping Prado Boulevard

> Salus Comércio de Prod. Saude e Nutrição Animal - Sto Antonio de Posse

Presidente Prudente

> V. Muchiutt Veículos e Peças

> Pacaembu Autopeças

> Entrevias Concessionárias de Rodovias:

Rod. Dona Leonor Mendes de Barros, SP333 - Marília (Pça Pedágio - Interna e Externa)

Bauru

> Entrevias Concessionárias de Rodovias:

Rod. Dr. Mario Gentil, SP333 - Pongai (Pça Pedágio - Interna e Externa)

Belo Horizonte

> Itaú Unibanco -Ag. Cristovão Colombo

> MG Vidros Automotivos - Belo Horizonte/MG

Agradecemos nossos colaboradores por cada uma destas conquistas.

Boas Vindas

SAC São Paulo (Admissão)

Nayara Augusto Lemes

Auxiliar Administrativo

Aniversariante de Agosto

Unidade - Ribeirão Preto

04 - Tassia C. de M. Raposo

17 - Luis Marcelo Marques

Unidade - S. J. Rio Preto

04 - Katia Araújo Ferreira

Aniversariante de Setembro

Unidade - Ribeirão Preto

24 - Gláucia Hamachi Yoshida

Unidade - Bauru

14 - Cláudio de A. P. Ramos

Unidade - Belo Horizonte

25 - Ronaldo José Soares

Parabéns aos aniversariantes!

Administrativo

“Se eu não puder fazer coisas grandiosas, posso fazer coisaspequenas de forma grandiosa”.

Martin Luther King - Ativista norteamericano e um dos líderes mais importantes do movimento dos direitos civis dos negros no mundo.