Informativo da Prátika Ltda. Janeiro e Fevereiro/2018Ano VIINúmero 01

ACONTECEU

Confraternizações Shopping Botucatu

Ainda falando sobre as confraternizações de final de ano,não podemos deixar de mostrar um pouquinho do queaconteceu na confraternização com os funcionários doShopping Botucatu, na última semana de dezembro, emagradecimento a mais um ano de trabalho.

Durante o evento contamos com a presença dos colaboradores do cliente, dos Srs. Guilherme Magoga eAlessandro Laposta, como representantes do Shopping, edo supervisor Cláudio e da auxiliar administrativa Cristiane- representando a filial da Prátika em Bauru.

O clima foi de descontração e, além dos comes e bebes,foram distribuídos presentes aos colaboradores. Esta émais uma demonstração de amizade criada em umambiente de trabalho repleto de dedicação e respeito.Agradecemos a todos os envolvidos.

OPERACIONAL

"Para ser líder é preciso fazer com que cada pessoa de suaequipe faça parte de sua agenda diária. Do mesmo modocomo você abre seus e-mails, participa de reuniões oualmoça. Se isso não está sendo feito, a sua Liderançaainda não foi desenvolvida!"Sábias palavras de Alfredo Martini Júnior. Caso isso aindanão faça parte de sua rotina, é hora de mudar!

ADMINISTRATIVO

Conheça os principais pontos da Nova Lei da Terceiriza-ção, sancionada no dia 31 de março de 2017, que vemsendo comentada nos principais portais da área:

- Fica permitida a terceirização de qualquer atividade emtodos os setores da economia, exceto as que possuem leiespecial e própria.

- A empresa contratante responderá de forma subsidiáriapelos débitos trabalhistas da terceirizada, que será autuada primeiramente como empregadora. Então, havendoimpossibilidade de cobrança, a empresa contratante seráacionada como subsidiária (a empresa contratante sóresponderá por débitos trabalhistas da contratada emúltima instância)

- A empresa prestadora de serviço deverá ter um capitalsocial mínimo de acordo com o número de funcionários,aumentando a segurança do contratado pela terceira

- Agora trabalhos temporários podem ser contratados poraté 180 dias, com possibilidade de prorrogação de 90 dias.

MELHORIA CONTÍNUA

Como Conduzir uma Entrevista de Emprego

Na Prátika, também é missão do supervisor de operações,vestir a camisa de RH. Por conhecer o perfil dos clientes desua carteira, muitas vezes, é ele quem recruta e selecionasua própria equipe. Recrutar as pessoas certas é fundamental para o sucesso do trabalho realizado no cliente.

Conduzir uma entrevista eficaz permitirá determinar se ocandidato possui as competências, os conhecimentos e ashabilidades necessárias para realizar o trabalho com eficiência. Pensando nisso, elaboramos um passo a passopara o sucesso de uma entrevista.:

Passo 1: Preparando-se para a entrevista

Para conduzir uma boa entrevista de emprego, é importante que você organize seu dia, e esteja no local antes dohorário marcado – um recrutador que deixa o candidatoesperando não será tratado com seriedade, além de passar uma má impressão da empresa que irá contratá-lo.

Caso a entrevista seja realizada em Posto de Atendimentoao Trabalhador (PAT), o responsável por sua conduçãodeverá ter agendado horário da sala com antecedência.

Deve estar bem claro para o entrevistador, o perfil da vagapara a qual selecionará o candidato. A partir daí eledeterminará as características mais importantes da pessoa que pretende admitir. Deve ainda, ter anotado todos osdados da vaga: local de trabalho, horário, salário ebenefícios oferecidos e estar de posse de todo materialnecessário para a realização da entrevista, como: ficha desolicitação de emprego, canetas, material para anotações,etc.

Passo 2: Recebendo o candidato

Em geral, o candidato está sob tensão. Neste momento, écrucial recebê-lo bem e adotar algum tipo de “quebra gelo”.Receba-o de pé e apresente-se. Se disponível no local,ofereça água ou café. Faça perguntas como: “Você jáconhecia nossa empresa?”, “Como soube desta vaga?”.Evite exageros – não seja muito frio, nem passe a ideia deintimidade.

Passo 3: Compondo perguntas ao candidato

Na Prátika, adotamos uma ficha de emprego que deveráser preenchida de próprio punho pelo candidato. É poressa ficha que começamos a avaliar seu perfil. Peça paraque ela seja preenchida em sua totalidade e, caso surjamdúvidas, elas deverão ser sanadas durante a entrevista.

Leia toda a ficha cuidadosamente. Planeje perguntasinvestigativas com a finalidade de provocar o relato desituações vividas pelo candidato, relacionadas com ascompetências que estão sendo avaliadas. Se necessário,inclua perguntas referentes às habilidades técnicasrequeridas para o cargo.

Passo 4: Realização da entrevista

Comece coletando informações básicas. Cheque as informações pessoais, local de residência, ônibus que passampróximo a mesma, quantas pessoas residem na casa -quantas estão empregadas, quantos filhos tem e, semenores, com quem ou onde ficam para que possatrabalhar. Cheque ainda se o candidato possui todos osdocumentos necessários que permitam sua contratação.

Questione sobre os empregos anteriores. Se o candidato játrabalhou em empresa de terceirização, procure saberquais os postos de serviço - isso permitirá ter uma visão daexperiência que o candidato possui. Procure saber osalário recebido na última empresa e o motivo da dispensa,além do tempo de permanência.

É muito importante, também, saber a pretensão de cargahorária do candidato. Se o candidato optar por vaga demeio período (4 ou 6 horas diárias), pergunte o motivo.Essas vagas são ótimas para pessoas que tem um trabalhoparalelo e autônomo (como manicures, sacoleiras, vendedoras, diaristas em residências, etc.) e precisam realmentetrabalhar em horário parcial. Ouça as respostas comatenção e anote os principais pontos para referências.Observar o estilo, as atitudes e os valores do candidatotambém irá ajudá-lo a formar uma opinião equilibrada daadequação do candidato ao local de trabalho.

Se o candidato estiver dentro dos requisitos, faça um breveresumo da empresa e da vaga: local de trabalho, salário,horário e o tipo de serviço. Uma dica ao apresentar osalário de 4 horas é começar informando o salário deperíodo integral, explicando que o salário é proporcional àshoras trabalhadas. Muitas vezes o salário pago para essasvagas é ligeiramente maior que a metade do saláriointegral. Deixe bem claro ao candidato que, em razão daPrátika ser uma empresa de prestação de serviços, há possibilidade de transferências de local e horário de trabalho.

Passo 5: Concluindo a entrevista

Conclua perguntando ao entrevistado se ele tem algumadúvida sobre o cargo ou a empresa. Esta é uma maneira detestar se ele prestou atenção durante a entrevista.Agradeça-o por seu tempo e interesse, e informe-o sobre oandamento do processo de seleção. Tente resumir suasanotações logo que o entrevistado sair. Isso garantirá queas informações estejam frescas em sua mente.

Se a vaga for imediata e o perfil do candidato se encaixar,dê seguimento ao processo de admissão, solicitando suadocumentação. Lembrando que o candidato mais promissor é aquele que, além das habilidades técnicas exigidas,apresenta mais evidências de comportamentos e atitudesescolhidas como desejáveis para a vaga em questão.

Matéria: Eliane Carvalho -Analista de RH (matriz)

ANIVERSARIANTES

ANIVERSARIANTES DE ABRIL

Unidade - Ribeirão Preto

01 - Ednilson José Zueli

27 - LucianaAp. Gallan Limiro

Unidade - Bauru

24 - Cristiane F. B. de Almeida

Unidade - Belo Horizonte

17 - Poliana Teixeira de Souza

Unidade - Pres. Prudente

25 - Valdir Toseto Dias

Parabéns aos aniversariantes!

 

ANIVERSARIANTES DE MAIO

Unidade - Ribeirão Preto

10 - Fabio Gastaldi

10 - José Donizete Soares

11 - Edison Luiz de Oliveira

11 - Saulo William de O. Silveira

Unidade - Campinas

19 - JoséAdenir Florêncio

24 - RegianeA. dos Santos

Unidade - São Paulo

02 - Flávio de Morais Miguel

23 - Cícera Romana de Sousa

RECURSOS HUMANOS

Você me Conhece?

ACélia é uma pessoa simples, de gostos mais simples ainda e que vive com umsorriso maroto e sincero no rosto. Apesar de sua simplicidade, é muito vaidosa,principalmente com os cabelos - que estão sempre muito bem cuidados.

No trabalho é muito responsável, assídua e discreta. Sempre agindo comprofissionalismo, competência e dedicação, distribui, diariamente, toda suaexperiência e carisma enquanto executa as tarefas a ela designadas, o que atorna ainda mais querida por todos os seus colegas de trabalho, com os quaispossui ótimo relacionamento. Por essas e outras qualidades, a nossa querida Célia já completou 20 anos de serviços prestados no grupo da Pratika.Esperamos que venham ainda muitos anos conosco, e que seu caminho sejarepleto de bons momentos, conquistas e realizações! Você merece!

Matéria: Eliane Carvalho -Analista de RH (matriz)

CÉLIA SILVANA L. CAMARGO

Idade: 57 anos.

Função: Auxiliar de limpeza.

Trabalha no grupo da empresa desde: 10/1997.

Unidade: Ribeirão Preto.

Cor favorita: Amarelo.

Lazer: Gosto de ficar com minha família.

Defeito: Me irrito à toa.

Qualidade: Sou organizada.

Comida: Lasanha.

Bebida: Cerveja bem gelada.

Música: Sertaneja.

Viagem: Casa da minha prima em Praia Grande, no litoral de SP.

O que irrita: Falar alto comigo.

O time do coração: São Paulo.

Um filme para recordar: Ghost.

Uma necessidade: Brincar com os netos.

BOAS NOTÍCIAS

Clientes Conquistados

Ribeirão Preto

> Menil Com. Peças

> CT7 Participações eEmpreendimentos

Campinas

> Sotreq - São José dos Campos

> Fenaclubes

> Transjordano - Paulínia

Presidente Prudente

> Credivale - Presidente Prudente

> Credivale - Presidente Venceslau

São José do Rio Preto

> CTH - Centro Técnico Hidráulico

Bauru

>Alfa Seguradora

 

Agradecemos nossos colaboradorespor cada dia de dedicação e trabalho.

Que 2018 continue assim: com portasse abrindo e grandes conquistas todos os dias!

 

Boas Vindas

São Paulo (Admissão)

Flávio de Morais Miguel

Consultor Comercial

FALA GESTOR

Planejar e Organizar

Existe uma série de motivos pelos quais os profissionaisprocuram dar uma guinada na carreira: crise, recuperaçãode um período difícil, anseio por mudanças a longo prazo,desejo de melhores perspectivas, encerramento de umciclo e sensação de falta de rumo, entre outros. Seja umamudança radical, seja um período de renovação de vidaprofissional, é necessário planejar. E isso requer organização. A Bíblia estabelece: “Os planos bem elaboradoslevam à fartura; mas o apressado sempre acaba namiséria” (Pv 21.5). O planejamento é prática fundamentalpara quem quer ser vitorioso na vida.

Sem um plano tendemos a vagar pela existência semdireção, nem pro-pósito. Sem organização, não chegamosa lugar nenhum. A falta de planejamento torna tudo maisdifícil. Ninguém obtém sucesso e estabelece umareputação digna por acaso.

Sem planejamento, você não será capaz de reconhecer eaproveitar as oportunidades da vida, dizer para onde vaiou discernir o momento que está vivendo. Por isso, oinventor Thomas Edison, criador do fonógrafo e dalâmpada elétrica com filamento metálico, entre muitasoutras brilhantes inovações, afirmou: “Nunca criei algo devalor acidentalmente”.

Para manter o senso de direção e evitar momentos àderiva, é fundamental seguir um projeto estruturado. Semplanejamento, o profissional tende a optar sempre pelocaminho mais fácil ou, simplesmente, deixa as coisasacontecerem. Assim, fica inseguro e ansioso quanto aofuturo, já que carrega aquela incômoda sensação de faltade controle sobre as coisas.

Quem não se organiza toma decisões na incerteza e perde

tempo com escolhas erradas. Já quem planeja a vida e acarreira tem clareza quanto às prioridades, ao senso dedireção e às perspectivas de futuro, além de saberaproveitar melhor a experiência adquirida na trajetória profissional.

Como você vem administrando sua carreira até agora? ABíblia está repleta de lições sobre planejamento. O próprioDeus é apresentado como um grande estrategista - nãopor acaso, um dos nomes pelos quais ele é chamado é“arquiteto” (Hb 11.10). Foi Deus quem desejou, planejou ecriou tudo.

Para muitos, a vida não passa de um absurdo. Mas a Bíblianos enche de confiança! Ela é um livro de esperança e estárepleta de exemplos de pessoas que tinham sonhos eobjetivos claros. Paulo enfatiza: “Não corro como quemcorre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar” (1Co9.26). Isso demonstra um homem com metas, que nãocaminha em qualquer direção ou, tão somente, se deixalevar pela vida. Não existe, porém, maior exemplo do queJesus, que dispunha de um profundo senso de direção epropósito. O Filho de Deus disse: “sei de onde vim e paraonde vou” (Jo 8.14).

Na vida é necessário definir objetivos, ter sonhos eambições saudáveis. Resta saber, se você tem ofertadoum mínimo de planejamento e organização para suacarreira.

(Extraído do livro: Formigas - Lições da sociedade mais bemsucedida da terra-Willian Douglas/ Davi Lago)

Wagner Magalhães é gerente operacional da filial de Belo Horizonte