Informativo da Prátika Ltda. Julho e Agosto/2017 Ano VI Número 04

Fala Gestor

A Transformação do Brasil Depende de Todos

Para mudar a situação do país, é preciso que cada um faça sua parte de maneira ética e com o pensamento no futuro.

“A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos”, diz o versículo bíblico. E esse é o retrato da construção cívica e moral que vivemos no Brasil.

Por aqui, além de trabalhadores, faltam cidadãos engajados e prontos a fazer sua parte e dar o exemplo de respeito à lei e à ordem no cotidiano. Confesso que tenho dificuldade em entender por que um povo tão gentil e honrado, como o nosso, demora tanto para reagir, defender seus direitos e pontos de vista.  

Uma das boas explicações para essa situação ouvi do sociólogo colombiano Bernardo Toro, em uma palestra promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Ele comparou a formação da cidadania dos povos da América do Sul, colonizados por portugueses e espanhóis, com a criação da cidadania americana, a partir a chegada dos peregrinos no Mayflower.  

O raciocínio era o seguinte: os americanos tiveram que construir, eles próprios, suas leis, seus protocolos de ação e seus hábitos - tudo coletivamente, sem ajuda externa. Eles criaram seus valores por meio dos exemplos de vida, e sua moral, por meio do esforço comunitário. 

Os povos sul-americanos, ao contrário, receberam a cidadania diretamente das caravelas dos colonizadores, que simplesmente a adaptaram às condições climáticas do novo continente. Desse modo, a cidadania foi construída sem a participação da população, que não pôde lutar, nem discutir publicamente. O que aconteceu? O autoritarismo do colonizador prevaleceu.

“Quando há momentos difíceis, esperamos que apareça uma caravela com a solução mágica. Mas não há caravela”.

E parece que continua prevalecendo, pois, quando enfrentamos momentos difíceis, como o atual, ficamos de olho no horizonte esperando que apareça uma caravela com uma solução mágica. Mas a verdade é que não haverá nenhuma caravela. Nós é que precisamos enfrentar o mar revolto e trabalhar na construção do país.  

Cada um deve exercer o próprio papel, não importa o tamanho da contribuição. O que vale é que os atos sejam executados com autenticidade, paixão e olhando para o futuro - na expectativa que os outros sigam nossos exemplos. Nada de perder a esperança.  

Podemos construir um novo Brasil, cercado pela ética e pela integridade. Basta que cada um faça sua parte dentro do coletivo. Você já foi escolhido. Agora, é só ter coragem para lutar.  

Fonte: Revista VOCÊ SA - Por Luiz Carlos Cabrera Matéria enviada por Claudemir Barbosa - Gestor de Recursos Humanos na Matriz.     Pra refletir... Você já se deu conta de como, às vezes, a gente acaba “criando” problemas e situações desnecessárias? Diariamente nossos limites são testados, mas as perturbações, frustrações e inconsistências não precisam ganhar força e espaço em nossas vidas. Um dos maiores problemas da atualidade é a insatisfação constante e geral. Uns insatisfeitos com seus trabalhos, outros porque pegam trânsito, acordam cedo, não moram onde queriam, estão desanimados em seus relacionamentos e por aí vai. Mas a vida fica mais complicada para quem valoriza demais os problemas e maximiza suas falhas ou aquilo que não tem.  

Pra refletir...

Você já se deu conta de como, às vezes, a gente acaba “criando” problemas e situações desnecessárias? Diariamente nossos limites são testados, mas as perturbações, frustrações e inconsistências não precisam ganhar força e espaço em nossas vidas. Um dos maiores problemas da atualidade é a insatisfação constante e geral. Uns insatisfeitos com seus trabalhos, outros porque pegam trânsito, acordam cedo, não moram onde queriam, estão desanimados em seus relacionamentos e por aí vai. Mas a vida fica mais complicada para quem valoriza demais os problemas e maximiza suas falhas ou aquilo que não tem.

Recursos Humanos

Você me Conhece?

Ele fala alto, com voz clara e firme. É sério e comprometido com o trabalho, é solicito, auxilia, dá suporte, sabe trabalhar em equipe. Para ilustrar é simples, imagine uma partida de futebol - ele é como o armador que cria a jogada para o atacante fazer o gol.

Assim é o Alex, nosso supervisor de suporte na filial de Ribeirão Preto. Nas implantações de novos clientes, ele prepara o funcionário integrando e capacitando para assumir suas atividades, elabora sua rotina de trabalho e dá suporte a toda necessidade inicial do cliente, antes de passar o contrato para o supervisor responsável.

Mas suas responsabilidades não param por aí e suas habilidades são inúmeras. Simpático, trata as pessoas com educação e respeito e as conquista com seu jeito cordial e acolhedor. Adora o que faz. É a pessoa certa para o cargo certo. Transmite confiança nos treinamentos que ministra.

Vaidoso, está sempre mudando barba e bigode. Tem gosto apurado, é fino e elegante! Possui muita vitalidade, é alegre e bem disposto. Tem algumas paixões na vida que não abre mão e não para de falar: a esposa Denise, a filha Mariana, os cachorros Bruce e Maria Eugenia, viagens e comida gourmet!  

Alex, que a vida seja uma estrada de oportunidades para você ser feliz. E se, vez por outra, você errar o caminho, não se preocupe! Levante a cabeça, recomece a andar e logo descobrirá que mais à frente você encontrará o retorno para a estrada que te conduzirá ao seu merecido destino! 

A Prátika agradece sua dedicação e responsabilidade e deseja a você um futuro de muitas realizações e conquistas.   (Matéria: Eliane Carvalho – RH)  

ALEXSANDRO SOARES DOS SANTOS

Idade: 48 anos.

Função: Supervisor de Suporte.

Trabalha desde: junho de 2016.

Unidade: Ribeirão Preto.

Cor favorita: Azul.

Lazer: Cuidar do jardim.

Defeito: Confiar demais nas pessoas.

Qualidade: Paciência.

Família: Adoro minha esposa, minha filha, Bruce e Maria Eugenia (meus cachorros).

Comida: Frango empanado.

Bebida: Vinho.

Música: Linda demais - Roupa Nova.

Viagem: Buenos Aires.

Recordação: Nascimento da minha filha.

Maior loucura: Foi uma loucura de amor. Meu pedido de namoro para minha esposa, numa movimentada avenida de Ribeirão Preto, descemos do ônibus, abri o guarda-chuva e, de repente, o fechei, pedi-a em casamento e beijei-a na chuva.

O que irrita: Pessoas que fazem corpo mole no trabalho me irritam profundamente.

O time do coração: Grêmio.

Um filme para recordar: Em algum lugar do passado.

Citação favorita: “A vida é cruel, o mundo é injusto e a morte é certa, não há o que fazer. Tem que ser feito.”

Uma necessidade: Viajar com a família.

Um vício: Academia. Um pecado: Sou bastante vaidoso.

Um desejo: Conhecer Paris. Curiosidades: Gosto de cozinhar (sou gourmand).  

Dica de Sucesso...

 "Os pequenos atos que se executam são melhores que todos os grandes que se planejam" - George Marshall   É importantíssimo planejar. Sejam eles planos pessoais ou profissionais. Mas é fundamental agir. Nenhum planejamento tem valor sem ação.   George Marshall foi um general Estadunidense, combatente na Primeira e na Segunda Guerra Mundial, célebre por ser autor do Plano Marshall, de ajuda à reconstrução da Europa devastada após a guerra de 1939-1945, que lhe garantiu o Nobel da Paz em 1953. Foi Secretário de Estado e da Defesa dos Estados Unidos.  

Melhoria Continua

Melhoria Contínua: Metas Individuais Ajudam ou Atrapalham?

O que você acha: a competição estimula ou gera conflitos que atrapalham a produtividade? 

A maioria das empresas trabalha com metas, o que facilita o acompanhamento da produtividade do colaborador. A meta individual é muito usada para mensurar desempenho e determinar recompensas.

Mas até onde isso é benéfico ou atrapalha o trabalho em equipe? A meta individual pode ser interessante ao colaborador por facilitar a auto motivação, bem como possibilitar a avaliação de seu próprio  desempenho. Em contrapartida, alguns fatores podem ser desestimulantes na utilização das mesmas, tais como:

1. O ambiente pode se tornar mais hostil, pela competitividade, existindo até mesmo a deslealdade entre colegas de trabalho.

2. O atendimento ao cliente pode se tornar uma questão de número e não um entendimento real de suas necessidades para sua plena satisfação como consumidor.  

Nos estabelecimentos comerciais e bancários o que percebemos hoje é que atingir a meta se tornou mais importante do que dar um bom atendimento, fazendo com que o cliente se sinta usado e manipulado, gerando insatisfação.  

Uma saída para driblar estes problemas e proporcionar um ambiente estimulante é criar metas para equipes ou até mesmo para a empresa toda, oferecendo não apenas benefícios financeiros, mas também emocionais, como comemorações, viagens, folgas ou até mesmo melhorias no ambiente de trabalho.  

O cliente sabe valorizar o que é real e o que é realmente bom. É hora de repensar. É hora de mudar!

Administrativo

Mês do Vendedor - Como Ter Bons Resultados o Ano Todo?

O vendedor tem seu dia celebrado em outubro, mais precisamente no dia 1º. É importante aproveitar essa data para lembrar que o mercado não existiria sem as vendas, assim como não haveriam negócios sem pessoas que realizassem esse trabalho.

Ao contrário do que a maioria pensa, para ser um bom profissional de vendas, não basta ter um bom papo. Uma negociação bem sucedida exige disciplina, tática e muita técnica. É preciso criar uma relação próxima com o cliente, estabelecendo empatia e confiança. Isso faz toda a diferença no relacionamento comercial. Mais do que especialista no negócio e nos produtos, o vendedor precisa ser expert em pessoas! Vendedores, parabéns pelo seu dia!  

Boas Notícias

Clientes Conquistados

Ribeirão Preto

Bora Química - Cravinhos

Banco Mercantil  - Ag. Afonso Pena - Uberlândia/MG

Cargill Agrícola - Prata/MG

Pacer - Unidade Mirante Sul 

Cooperativa Central Aurora - Alimentos - Bebedouro  

Campinas

Agis Equipamentos e Serv.    Informática - Rua James C. Maxwell 

Agis Equipamentos e Serv.    Informática - Rua Alfredo C. Figo

Gerdau Aços Longos - Jundiaí 

Associação Alphaville Dom Pedro    Residencial 2 

Oxitec do Brasil - Piracicaba

Associação Alphaville Dom Pedro    Residencial 3  

São Paulo

Zissou Assessoria e Consultoria em    Artigos do Sono

Shoulder Ind. Com. Confecções    Lj Av. Brigadeiro Faria Lima

Agradecemos nossos colaboradores por cada uma destas conquistas!  

Boas Vindas

Belo Horizonte (Admissão)

Wilson dos Santos da Cruz Supervisor Operacional 

Aniversarientes

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO

Unidade Ribeirão Preto

24 - Gláucia Hamachi  Yoshida

Unidade Bauru

14 - Cláudio de A. P. Ramos

Unidade Belo Horizonte

25 - Ronaldo José Soares  

ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO

Unidade - Ribeirão Preto

15 - Jair Ferreira da Silva

15 - Edvaldo Ribeiro Unidade 

Belo Horizonte

26 - Edvania Cristina R. Nunes

Unidade São Paulo

07 - João Alberto B. Nunes  

ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO

Unidade Ribeirão Preto

26 - Eliane Regina de Carvalho

30 - Fábia Angelo Cavalcante

Unidade Campinas

06 - Vanessa de C. G. Romano Unidade 

Unidade São Paulo

14 - Alberto Medrado

Aconteceu

Funcionários do Mês - Buriti Shopping Guará e Shopping Hortolândia  

No dia 02 de agosto aconteceu mais uma eleição para funcionário do mês no cliente Buriti Shopping Guará, em Guaratinguetá.  

A eleição é realizada em parceria entre a administração do Shopping e responsáveis pela equipe da Prátika. O funcionário eleito, Lucas Rafael de  Almeida, foi premiado com convites para o cinema, com direito a combo de pipoca, almoço com a família e dois ingressos para o Kart.

 Já aproveitamos a ocasião para cantar parabéns para os aniversariantes do mês.

 A administração do Buriti Shopping Guará, que participa assiduamente de nossas confraternizações, esteve representada pelo coordenador de operações, o Sr. Geison e pelos Srs. Ivan e Jefferson.

Ainda em agosto, no dia 16, mais um funcionário da Prátika foi destaque do mês.Desta vez o colaborador Cristiano da Silva, escolhido no cliente Shopping Hortolândia.

 Na ocasião, a administração elege os funcionários do mês de todas as áreas (segurança, limpeza, monitoramento, estacionamento e manutenção). Os destaques ganham ingressos para o cinema e um brinde.

A administração é extremamente organizada e o evento contou, inclusive, com a participação do superin-tendente. Atitudes como essas fazem com que nossos funcionários sintam-se cada vez mais fazendo parte do negócio do cliente, cada vez mais felizes e motivados!

 (Matéria: Eliane Carvalho – RH)  

Fotos dos eventos Buriti Shopping Guará e Shopping Hortolândia
Operacional

"Lembre-se que o avião decola contra o vento, não a favor dele"  

Esta frase escrita por Henry Ford nos inspira a enfrentar e superar as adversidades para crescer. E, querendo ou não, elas fazem parte da vida de todos.  

Os problemas, desafios e dificuldades sejam grandes ou pequenos, criados por nós ou vindos de fatores externos,  apresentam-se independente de quão animados, inteligentes, ou bem resolvidos estejamos no momento.

Simplesmente surgem!   Só quando resolvemos enfrentar e superar o que quer que esteja tirando o nosso sossego, conquistamos o triunfo sobre as nossas lutas do dia-a-dia. Então não tenha medo, enfrente o vento, e voe!

 

Você sabia? Que..   

Henry Ford foi o primeiro empresário a aplicar a linha de montagem na produção de automóveis, minimizando tempo e custos no processo e que, como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo?  

E não foi só isso, Ford foi um inventor prolífico e registrou 161 patentes nos Estados Unidos. É de tirar o chapéu!