Informativo da Prátika Ltda. Maio e Junho/2017 Ano VI Número 03

Fala Gestor

Seja Um Bom Exemplo

Sabemos que exemplo é o melhor dos mestres. De nada adianta atirar palavras ao vento, fazendo apresentações maravilhosas, se suas palavras não forem condizentes com suas ações no dia a dia. Existe uma frase muito conhecida que diz: “Nada pior que um bom discurso seguido de um péssimo exemplo”.  É verdade, hoje em dia temos visto muitas atitudes assim. As pessoas estão descontroladas e sem foco. O pior é ouvir: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Precisamos praticar o que pregamos, porém nem sempre isso funciona, pessoas em geral estão cada vez mais “falíveis”. Por exemplo, se você quer ser magro, faça uma dieta, pratique uma atividade física, coma bem. Se você quer ter qualidade de vida, exalte o bem-estar, a saúde e a tranquilidade. Ser você busca a felicidade, será necessário transmitir alegria e satisfação em viver. Se você quer ser um bom profissional, aja com determinação para cumprir seu trabalho de maneira correta e planejada, se entregue para entregar tudo que é combinado. Se você quer ser sucesso em vendas, busque ferramentas e seja um excelente vendedor. Agora se você quer ser um exemplo pessoal e profissional, nada adianta agir com intimidação, e imposição, isso é certeza de fracasso. Caráter é construído com os tijolos do bom exemplo. Hoje em dia é muito comum ver pessoas com discurso totalmente diferente daquilo que se pratica em sua vida pessoal e profissional. Então, seja sempre um bom exemplo daquilo que você diz. Lembrem-se: as palavras falam alto, mas exemplos gritam! Márcio Branco é gerente regional na filial de Campinas

Administrativo

Propósito e Engajamento São Diferenciais Para o Sucesso

Muitas pessoas não sabem qual o real propósito das atividades que desempenham nas empresas em que trabalham e, por isso, acabam tendo um engajamento menor no momento de realizá-las, tendo como consequência, um desempenho inferior ao desejado. Por isso, é fundamental que as pessoas observem a importância das funções que desempenham durante toda sua vida profissional. Não basta realizar uma ou outra atividade que seu cargo exija, sem saber o objetivo daquela ação. É preciso entender a relevância da sua essência no quadro organizacional. "Ser engajado é muito mais do que ser um cargo. É a essência do profissional", afirma Seperuelo, o autor do livro "A arte de engajar pessoas". Ele diz ainda que “o engajamento está totalmente ligado ao sucesso; pessoas que não estão engajadas têm muita dificuldade de ter sucesso. Elas não conseguem transmitir seu verdadeiro potencial dentro daquilo que fazem”. Ou seja, sem engajamento, você será apenas mais um funcionário, não terá perspectivas de crescimento e sucesso. Se você é líder e sente que seus colaboradores não estão engajados, abra as portas de sua sala para conhecer e transmitir a realidade da corporação, bem como a importância de cada cargo e atividade. Metas e objetivos voltados para resultados e conquistas de mercado sem o engajamento de pessoas e melhoria de processos são somente projeções.

Recursos Humanos

Você me Conhece?

Como falar de Poliana sem lembrar dos clássicos infanto-juvenis escritos por Eleanor H. Porter, Pollyanna e Pollyanna Moça? Uma jovem encantadora, amada por todos, que ensinou às pessoas o “jogo do contente”, que consiste em procurar em tudo que há ou acontece, alguma coisa que lhe faça contente! Poliana tem sorriso largo e cativante. É linda – por dentro e por fora! Jeitinho mineiro, tímida, mas alegre e determinada. Pessoa do bem – mais coração do que razão. Procura a harmonia com as pessoas que convive e com as que estão distantes também – tem ótimo relacionamento com os colegas da filial e da matriz. Nas palavras de seu gestor, Wagner Magalhães, “falar da Poliana é algo paradoxal: num instante parece fácil, quase que imediatamente, noutro momento faltam palavras para descrever essa pessoa tão abençoada”. Profissional competente, esposa sábia, mãe amorosa, filha mimada, cristã ausente das missas (risos), irmã companheira, amiga fiel, cidadã honesta – sem exagerar em nada! Tivemos grandes momentos ao longo desses bons 07 anos de sua trajetória na Prátika. Como foi rápido! Quantas implantações, “gente que veio e gente que foi”, pessoas que nos marcaram, pessoas que também marcamos. Muita adrenalina, preocupações das mais diversas, muita vontade e aplicação. E, graças ao bom Deus, a Poliana esteve em todos esses momentos, sempre em busca dos melhores resultados para a empresa. Os elogios não param por aí, Claudemir, gestor do Departamento Pessoal da matriz, também rasga a seda: “ela é dedicada e prestativa, sempre contribuindo da melhor maneira para um trabalho correto e no tempo exato”.  Poliana acredita que aprende constantemente na Prátika, que confiou em seu potencial dando a oportunidade de conhecer atividades até então nunca desempenhadas – o que encarou como um desafio. Hoje se sente feliz por ser mais capacitada e porque tem certeza que possui pessoas incríveis ao seu redor.  Poli, que sua jornada seja doce e cheia de magia como num livro com final feliz. A Prátika deseja a você,  funcionária exemplar, que nunca lhe faltem motivos para sorrir e que sua vida seja carregada de felicidades e sonhos realizados! (Matéria: Eliane Carvalho – RH)

POLIANA TEIXEIRA DE SOUZA

Idade: 32 anos.

Função: Assistente Operacional.

Trabalha desde: Outubro/2010.

Unidade: Belo Horizonte.

Cor favorita: Preto.

Lazer: Bares e restaurantes.

Defeito: Querer que os outros pensem como eu.

Qualidade: Organização.

Família: Motivo de estar viva.

Futuro:  Planejar, mas só a Deus pertence.

Comida: Carne de panela com batatas (mamãe).

Bebida: Cerveja.

Música: Sertanejo.

Viagem: Nenhuma especifica. Sempre faço com minha família, neste caso não tem viagem sem grandes emoções.

Recordação: Nascimento do meu filho Bernardo. Nunca vou esquecer a emoção de ver seu rostinho.

Maior sonho: Não tenho, mas eu e meu esposo buscamos sempre o melhor para garantir o futuro do nosso filho.

Maior loucura: Indo para um show, ao subir na cama para pegar uma bota em cima do guarda roupa, pisei em falso, fui mesmo assim, bebi bastante cachaça para diminuir a dor. No outro dia procurei um medico e meu pé havia quebrado. Machuquei feio mas não perdi a festa.

O que irrita: Mentiras.

O time do coração: Cruzeiro Esporte Clube.

Um filme para recordar: Cartas para Deus.

Uma necessidade: Mudar urgente de apartamento para residir próximo aos meus pais.

Um vício: Comidas de Fast Food (Mc Donalds, principalmente).

Um desejo: Muita saúde à minha avó, Dona Fia, que amo e admiro muito, e vem batalhando por sua saúde e se mostrando uma grande guerreira.

Curiosidades: Sou bacharel em Biomedicina, não pratico nenhum tipo de esporte a não ser levantamento de copo. Sem apoio dos meus pais não conseguiria conduzir trabalho e casa. Meu esposo sofre comigo pois sou implicante e exigente, mas não existe companheiro melhor em minha vida, só não conto isso a ele (risos) porque ele pode se aproveitar desta declaração.

 

Operacional

Higienização das Mãos

Para uma higienização correta e eficaz das mãos, principalmente no ambiente hospitalar, três fatores são indispensáveis: a escolha do agente (sabonete) com ação microbiana, a aplicação corretas das técnicas de limpeza das mãos e o tempo e regularidade da limpeza. Podemos utilizar um bom produto e lavar as mãos com frequência, porém, se a técnica e o tempo não forem adequados, o investimento no produto terá sido em vão. A técnica correta inclui etapas como a lavagem do dorso das mãos, dedos e toda circunferência. Confira abaixo os passos para a completa higienização das mãos: 1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia. 2. Aplique, na palma da mão, sabonete líquido em quantidade suficiente para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante). 3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai e vem. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular. 4. Enxague as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. 5. Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. Fonte: http://www.abralimp.org.br/arquivo/140220171510021.pdf

Aconteceu

Festa Junina

No dia 30 de junho os colaboradores da matriz e da filial de Ribeirão Preto puderam se divertir bastante na festa junina organizada pela Prátika. Comidas típicas, churrasco e música esquentaram a noite do inverno ribeirão-pretano no Espaço Odara. Agradecemos a presença e alegria de todos.

Fotos Festa Junina

ANIVERSARIANTES DE JULHO

Unidade - Ribeirão Preto

19 - Simone Mara da Silva

21 - Paulo Silvano de Souza

30 - Renato Domingues Junior

Unidade - Campinas

08 - Edson Piveta

Unidade - Belo Horizonte

01 - Ledson Paula Fernandes

Unidade - Pres. Prudente

10 - César Augusto Orbolato

ANIVERSARIANTES DE AGOSTO

Unidade - Ribeirão Preto

17 - Luis Marcelo Marques

04 - Tassia C. de M. Raposo

Unidade - S.J. Rio Preto

04 - Kátia Araújo Ferreira

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO

Unidade - Ribeirão Preto

24 - Gláucia Hamachi  Yoshida

Unidade - Bauru

14 - Cláudio de A. P. Ramos

Unidade - Belo Horizonte

25 - Ronaldo José Soares

Melhoria Contínua

Brigada de Incêndio

Nenhum sistema de prevenção de incêndio é eficaz se não houver pessoas treinadas e capacitadas para operá-lo. Pessoas que, com conhecimento de prevenção e combate a incêndio e técnicas de primeiros socorros, capacitação para situações imprevistas e de emergência, além de controle emocional, serão decisivas em situações críticas, salvando as empresas de sucumbirem diante do fogo e evitando que vidas sejam perdidas.   Estas pessoas formam a Brigada de Incêndio - um grupo organizado de pessoas treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e combate a um princípio de incêndio, abandono da edificação e prestação de primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida. Sempre preocupada com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com a adequação da empresa às legislações específicas, a Prátika realizou, no dia 08 de junho, a reciclagem anual da equipe de brigada de incêndio, composta por funcionários que estão presentes diariamente no local e que conhecem todas as dependências da empresa, bem como a rotina dos profissionais atuantes. Desta forma, buscam trabalhar efetivamente a fim de minimizar danos pessoais e materiais, com ações de prevenção e em caso de ocorrência de sinistro.  

Fonte: laerciojsilva.blogspot.com.br

(Matéria: Eliane Carvalho – RH)

Fotos
Boas Notícias

Clientes Conquistados

Ribeirão Preto

> Banco Mercantil do Brasil Ag. Major Gote - Patos de Minas/MG

> Bema Fundição - São Joaquim da Barra/SP

Campinas

> Assoc. Cond. Vértice - Valinhos/SP

> Monster T Rex Diversões 

> Gerdau Aços Longos - Jundiaí/SP

> New Glass Autopeças - Sorocaba/SP

> Radisson Red Campinas

Presidente Prudente

> Lojas Riachuelo

> Agrometal Com. de Ferragens - Marília/SP

> Incorporadora Mampei Funada

Agradecemos nossos colaboradores por cada uma destas conquistas!

“No mundo dos negócios todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois.” (Harold Geneen)