Informativo da Prátika Ltda. Março e Abril/2017 Ano VI Número 02

Destaque

Limpeza de Fachada

Limpeza de FachadaA realização da limpeza da fachada é essencial para a conservação da estrutura predial e manutenção de sua beleza. 

Esse trabalho requer mão de obra e equipamentos profissionais, por isso é fundamental contar com uma empresa especializada. O nível de exigência deve ser diretamente proporcional ao risco de execução da atividade.

É fundamental manter a segurança do trabalhador, através de EPI’s e treinamentos de capacitação.

Na hora de escolher os produtos químicos para a limpeza, devem ser considerados: o tipo de revestimento e o grau de sujeira.

As máquinas de hidrojateamento de alta pressão facilitam a remoção de sujidade e oferecem economia de água, em comparação com as mangueiras tradicionais, além de tornar o serviço mais rápido.

A altura da construção também influencia na técnica de limpeza. Em alturas inferiores a 6 metros, o profissional pode realizar o serviço estando no solo, utilizando cabos extensores com escovas e rodos acoplados na ponta.

Para alturas superiores a 6 metros, é necessário o uso de andaime, plataforma elevatória ou de equipamentos de rapel (alpinismo industrial), de acordo com a necessidade do local.

Nesse último caso, é imprescindível que a empresa conte com a devida autorização para executar o serviço e cumpra com todas as normas de segurança da NR35, a que regulamenta o trabalho em altura.

A escolha da técnica depende do acesso à construção.

A periodicidade da limpeza de fachada depende do tipo de revestimento e do ambiente em que o prédio está construído. O ideal é solicitar a análise de uma empresa especializada pra verificar a necessidade da mesma.

Fonte: http://www.limpeza.com/artigos/

Operacional

Aprenda a Remover Chiclete

Uma situação com a qual os prestadores de serviços de limpeza comumente se deparam são os chicletes grudados em pisos, tapetes e carpetes.

E todos sabem da dificuldade para removê-los. Se não forem utilizadas técnicas corretas, o chiclete acaba grudando cada vez mais e sua remoção fica complicada.

Então aqui vão as nossas dicas: use gelo. ele ajuda a endurecer o chiclete até que ele fique rígido o suficiente para ser removido com facilidade da maioria dos pisos.

Antes de iniciar o procedimento, retire qualquer tipo de resíduo que possa arranhar o piso. Em seguida, coloque um cubo de gelo sobre o chiclete e espere alguns minutos, até que o mesmo esteja endurecido.

Depois, com o auxílio de um raspador com lamina adequada, tente remover o chiclete de uma só vez. Se isso não for possível, repita o processo.

Se o chiclete estiver no carpete ou em tapetes, o gelo pode ajudar, porém também pode ser utilizado um congelador em aerosol.

Não use solventes! Ao invés de limpar, eles tendem a espalhar ainda mais o chiclete e manchar outras partes do piso. Podem também causar manchas ou a perda do brilho do piso.

Fonte: http://www.limpeza.com/artigos/  

Recursos Humanos

Você me Conhece?

O funcionário do mês é exemplo de bondade e atitudes que têm o poder de mudar a vida das pessoas ao seu redor.

De nome bíblico, Elias parece fazer jus ao nome que recebera, cujo significado é “O Senhor é meu Deus”. Evangélico, Elias está sempre envolvido em projetos na igreja, como a evangelização de crianças na faixa de 4 a 6 anos.

É maduro e muito prestativo, gosta de ajudar as pessoas também no ambiente de trabalho. Além disso, se interessa em estar sempre bem orientado em relação ao seu trabalho, detendo todas as informações pertinentes ao seu departamento.

Ordeiro e organizado, não tem o hábito de transitar pela empresa e nem de atrapalhar seus colegas de trabalho com conversas sem propósito e, principalmente, fora de hora.

É muito carismático e querido por sua equipe. Bom filho, ajuda muito sua mãe. É cauteloso com seu dinheiro e controla bem seu orçamento.

Gosta de estudar, está sempre buscando alternativas para aperfeiçoar seus conhecimentos.

Não gosta muito de conversar pela manhã e quem não o conhece bem, pode pensar que ele é mal-humorado, mas em compensação, depois dispara a falar, se mostrando divertido e de ótimo relacionamento.

Elias, todo trabalho é o retrato da pessoa que o realizou. A Prátika espera que você continue se dedicando e autografando seus feitos com excelência. Nós, seus colegas, torcemos pela sua felicidade e pela realização dos seus sonhos. Que nunca lhe falte fé, coragem e amor! Você merece!

Matéria: Eliane Carvalho - Recursos Humanos

Elias Rodrigo de Souza Camargo

Idade: 22 anos.

Função: Assistente Administrativo.

Trabalha desde: junho/2015.

Unidade: Ribeirão Preto.

Cor favorita: Azul.

Lazer: Futebol, natação, Netflix, cinema, sair com os meus amigos e, o principal, dormir bastante.

Defeito: Ser muito direto.

Qualidade: Prestativo.

Família: A base de tudo.

Futuro: Dar continuidade aos meus estudos, casar e construir minha família.

Comida: Nhoque.

Bebida: Suco de manga.

Música: Rosa de Saron - Sem Você.

Viagem: Conhecer Gramado - RS.

Recordação: Meu querido avô Luiz que se foi em 2006 e deixou muitas saudades.

Maior sonho: Dar uma melhor condição para meus pais.

Maior loucura: Aos 15 anos ter cortado minha barriga em uma cerca de arame farpado todo enferrujado (deveria ter dado vários pontos) indo buscar uma bola no meio do mato e deixar cicatrizar com o tempo. Óbvio que escondi da minha mãe. Quando ela descobriu ficou muito brava (rs).

O que irrita: Pessoas que falam mais que o necessário.

O time do coração: Santos, sempre Santos.

Citação Favorita: Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (...) Eclesiastes 3:1-8

Um filme para recordar: O menino do pijama listrado.

Uma necessidade: Deus.

Um vício: Comida.

Um pecado: Comer demais.

Curiosidades: Sou daltônico (não sou cego - rs), joguei vôlei no time de Ribeirão Preto, pratiquei atletismo pela equipe de Ribeirão, consegui concluir minha faculdade de Administração sendo bolsista, era professor da classe infantil na igreja e amo muito crianças.

Fala Gestor

3 Ingredientes de uma Empresa de Sucesso

Pagar o salário dos funcionários em dia, manter tudo organizado e limpo, fazer relatórios, tudo isso te lembra alguma coisa? Claro que estamos falando de um ambiente de negócios, uma empresa.

Afinal, fazer tudo isso pode ser uma tarefa difícil e muito árdua, e claro que o que qualquer empresa deseja, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é conseguir alcançar cada vez mais sucesso no mercado de trabalho.

Porém, muitos colaboradores não sabem qual é o seu papel e qual destes ingredientes eles seriam nesta receita! Neste texto, nós vamos procurar mostrar quais são os 3 principais ingredientes de uma empresa de muito sucesso. Para se ter uma empresa lucrativa é preciso fazer como se fosse uma receita de bolo e juntar: ovo, farinha e óleo para dar a liga. Então, confira abaixo o que você precisa fazer para que a empresa seja cada vez mais reconhecida:

Ingrediente 1: Bons funcionários

Toda empresa para dar certo e prestar um serviço de qualidade para seus clientes necessita de funcionários altamente qualificados e competentes. Eles são responsáveis por dar mais qualidade a empresa, como resultado de um serviço bom. Portanto, esteja atento no momento da prospecção do colaborador. Ao escolher um profissional, veja se ele realmente se enquadra no perfil que a empresa está procurando. E, claro que é recomendado fazer reuniões periódicas para alinhar com o colaborador qual é o tipo de atendimento que a empresa está disposta a prestar.

Ingrediente 2: Financeiro em dia

Muitas empresas vão à falência no Brasil todos os dias, por não terem um financeiro em dia, isto quer dizer que para uma empresa dar certo no mercado e conseguir ter muito sucesso precisa planejar o quanto gasta. E é de suma importância a participação de cada colaborador neste processo. Entendam que é importante todos termos atitudes proativas, evitando gastos desnecessários e buscando alternativas em relação às despesas da empresa.

Ingrediente 3: Muitas vendas

O que toda empresa deseja é conseguir vender bastante para poder lucrar ainda mais, por isso, precisamos ter em mente que o que fará a empresa continuar forte no mercado é o nosso número de vendas. Portanto, para que cada um seja um vendedor, temos que ser o reflexo da empresa, temos que mostrar o nosso orgulho de participar desta empresa. Caso você não pense assim creio que você esteja no lugar errado.

Fonte: https://www.iped.com.br › Artigos › Administração

Marcos Prezoto é gestor do Departamento Contábil.

Aniversariantes de Maio

Unidade - Ribeirão Preto

10 - Fabio Gastaldi

10 - José Donizete Soares

11 - Edison Luiz de Oliveira

11 - Saulo William de O. Silveira

15 - Nathan Caum e Silva

Unidade - Campinas

19 - José Adenir Florencio

Unidade - São Paulo

04 - Jesiel Soares de Medeiros

23 - Cicera Romana de Sousa

Aniversariantes Junho

Unidade - Ribeirão Preto

13 - Jonathan de O. Romero

19- Joana Clea da C. Sanches

Unidade - Campinas

05 - Márcio André Branco

13 - Rosangela Rodrigues Leite

Unidade - Belo Horizonte

25 - Joceli Alves

27 - Wagner Antônio Magalhães

Aniversariantes Julho

Unidade - Ribeirão Preto

19 - Simone Mara da Silva

21 - Paulo Silvano de Souza

30 - Renato Domingues Junior

Unidade - Campinas

08 - Edson Piveta

Unidade - Belo Horizonte

01 - Ledson Paula Fernandes

Unidade - S.J. Rio Preto

12 - Danithelly Amanda Pereira

Unidade - Pres. Prudente

10 - César Augusto Orbolato  

Treinamento: Gestão da Qualidade

No mês de março, a Prátika realizou um treinamento de reciclagem de conhecimentos dos seus supervisores operacionais, frente ao Sistema de Gestão da Qualidade.

A conscientização realizada pelo Gestor da Qualidade, Emerson Barbieri, abordou vários tópicos da rotina de trabalho das equipes de supervisão – admissão e treinamento, controle e registro de documentos, orientação sobre EPI's e uniformização dos colaboradores operacionais, controle e organização de estoque de materiais no cliente, entre outros.

O treinamento realizado nas filiais de Ribeirão Preto, Campinas, São Paulo e Belo Horizonte, teve como objetivo otimizar a administração dos contratos da Prátika, buscando a execução dos serviços dentro dos padrões adotados, atendendo às necessidades dos clientes e garantindo a qualidade e integridade dos serviços que a Prátika oferece.

Matéria Eliane Carvalho - Recursos Humanos

Boas Notícias

Clientes Conquistados

Belo Horizonte  

> Unicred Integração de Minas - Campo Belo - MG

> Alatur Turismo

Campinas

> IF Comércio de Painéis

Presidente Prudente

> Lojas Riachuelo  

Ribeirão Preto

> Espaço Dania Amaral - Academia de Dança

 > Mecat Filtrações Industriais -Bebedouro

> Transportadora Veronese

São Paulo

> Shoulder Indústria e Comércio de Confecções - Loja Oscar Freire

São José do Rio Preto

> Cotave Comercial Tarraf de Veículos – Votuporanga  

Administrativo

“No mundo dos negócios todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois.”

Harold Geneen